O que são prioridades pra você?

     Desde criança presenciei minha mãe muito atarefada, sempre atrapalhada com muitas coisas pra fazer. E na pré- adolescência comecei a fazer diversas atividades extra curriculares. Fiz aula de flauta doce, violino e também aula de dança. Me mantinha muito ocupada, lembro que meu avô materno dizia: '' É bom ocupar a cabeça, mesmo que não dê dinheiro estudar música, pelo menos vocês estão ocupados e não usando drogas''.

    Perdi o meu pai aos 9 anos de idade, e por ser a filha primogênita e a neta primogênita na família materna e paterna, sempre fui criada a ter responsabilidade com meus irmãos, com meus primos, e com as tarefas de casa. Com isso fui amadurecendo precocemente, adquirindo comportamentos de adulto na adolescência. Meu primeiro emprego foi aos 16 anos, em um dos salões de beleza mais chiques da cidade de Rio do Sul-SC. A minha tia paterna que conseguiu pra mim, eu não tinha experiência, mas consegui a oportunidade e encarei. Lembro que eu guardava quase todo o meu ''salário'' na poupança, almoçava miojo pra economizar. Trabalhei neste salão 6 meses e o dinheiro que guardei fiz matrícula no cursinho pré-vestibular do energia. Me formei no Ensino Médio e fiz vestibular para Odontologia na UFSC e vestibular de Psicologia na Acafe pra estudar em Rio do Sul-SC, na Unidavi. 

    Passando no vestibular, tive ajuda da família pra pagar a matrícula e no primeiro ano me dediquei só aos estudos, consegui bolsa de 50% de desconto até o final da faculdade. No segundo ano da faculdade, comecei a trabalhar novamente na área da beleza, os anos foram passando, eu continuei estudando e investindo o dinheiro que eu ganhava no salão, na minha futura profissão de psicóloga. 

    Resumindo a história, me formei há 14 anos, desde então venho inventando mil coisas para me inserir no mercado de trabalho. Em 2008 iniciei a faculdade de Pedagogia, porque comecei a dar aula em escola pública e acabei me apaixonando pela área da Educação Especial. Meu avô materno me incentivou a seguir a profissão de professora, e até me ajudava a pagar as mensalidades. Ele tinha muita gratidão as professoras dele, ele havia estudado até o 4ºano primário e aprendeu a ler, escrever e fazer cálculos matemáticos com apenas 9 anos de idade. Ele trabalhou desde criança, e por isso teve muitas responsabilidades, e não compreendia que os netos tinham infância, com direito a brincar e serem mimados, levados de carro pra lá e pra cá. Acredito que quis ser psicóloga de tanto escutar meu avô materno, ele contava muitas histórias, pedia pra eu ler em voz alta todas as bulas dos remédios que ele tomava, pois a letra era pequena e ele não conseguia enxergar. Falando nisso, deu saudade dele e vontade de chorar. 

    Priorizar o que é primordial, administrar o tempo, ter ajuda da família para me manter sã e saudável, me fez chegar até aqui, e dizer que sobrevive a pandemia, e estou com ótimas expectativas para o ano de 2021.     Seguir em frente é o que importa!

Abraços!!!

      

    



Comentários

  1. Parabéns pela escrita filha ,tenho o maior orgulho de você, sua inteligência ,determinação e garra me encanta sempre. Te amooo minha amada filha, sempre com muita saudade ,logo nos veremos .

    ResponderExcluir
  2. Parabéns KAOANA,por reconhecerem tantas coisas que antes talvez só trazia tristezas e incertezas por não entenderes o que passaste na vida,que nem tudo que é ruim trás coisas ruins ,mas um grande aprendizado e entendimento nas coisas que vamos enfrentando na vida.Fico feliz por você,Boa sorte e sucesso.bjo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mantra: Sita Ram!

Professor, o profissional que marca a vida das pessoas.