Depressão? Saiba o que fazer para sair dessa!

 

Depressão? Saiba o que fazer para sair dessa!

    Atualmente a depressão é assunto muito comentado pelos meios de comunicação. Todas as pessoas correm riscos de manifestar em algum momento da vida sintomas de depressão. Isso se deve pelas mudanças muitas vezes inesperadas que vivemos ao longo da vida.
    Em todas as faixas etárias pode ocorrer a depressão. A causa da depressão pode estar na ausência de projeto de vida. Projeto de vida é ter planos concretos sobre o que você deseja fazer da sua vida.
    Normalmente a depressão ocorre nas pessoas que estão ``perdidas`` no que realmente querem fazer. Não basta somente saber o que deseja fazer, tem que trabalhar para que o objetivo aconteça. Geralmente é mais difícil colocar em prática o objetivo almejado, porém, é muito significante para quem batalha para realizar os próprios desejos.
    As pessoas que vivem reclamando da vida, e dizem estar com depressão, permanecem nessa condição porque ganham ``alguma coisa`` com esta situação, por exemplo, os familiares sentem pena da pessoa, e às vezes tratam a pessoa ``depressiva `` com mais carinho. Isso faz a pessoa que tem sintomas da depressão permanecer nesta condição por mais tempo, mesmo quando os familiares oferecem ajuda, a pessoa com sintomas de depressão tem uma tendência a resistir, ou seja, negar a ajuda, porque apesar do sofrimento pode parecer mais cômodo permanecer doente. As pessoas que manifestam sintomas de depressão têm suas razões particulares para estarem assim. O mais importante é saber que existe diversos tratamentos para depressão, é necessário a pessoa procurar ajuda, este é o primeiro passo para alcançar a ``cura``.
    O DSM-IV (Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais 4ª edição, publicação da Associação de Psiquiatria Americana), e o CID-10 - Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde, constam os critérios para diagnosticar a depressão, que são utilizados pelos médicos e pelos psicólogos.
    Os sintomas mais pertinentes são: falta de interesse e de prazer para realizar as atividades de rotina; dificuldade de concentração; sensação de inutilidade; dificuldade de concentração; falta de sono; ou ter muito sono; tristeza repentina; choro muitas vezes sem saber o motivo; perda ou ganho de peso. Estes sintomas variam de acordo com o indivíduo.
    Lembramos que as pessoas que manifestam algum desses sintomas devem procurar ajuda de profissionais devidamente habilitados, médicos e psicólogos podem fazer o diagnóstico e promover o tratamento.

Texto escrito pela psicóloga Kaoana Cardoso CRP12/06698

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mantra: Sita Ram!

Professor, o profissional que marca a vida das pessoas.

O que são prioridades pra você?